sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FALECEU O PADRE QUINHA

Faleceu em Petrópolis nesta sexta-feira dia 18/01/2013, o religioso católico Pe. José Carlos Medeiros Nunes (PeQuinha).

Umas das OBRAS do religioso 'era voltada ao social aos mais necessitados.

OBJETIVOS DA OBRA:

· Prestar assistência espiritual, psicológica, médica e social ao dependente etílico e a todos que necessitarem desses serviços, adiante denominados dependentes, com vistas à sua reinserção na sociedade.

· Conscientizar o dependente da importância e necessidade de buscar descobri, valorizar e respeitar sua dignidade de pessoa humana.

· Prestar assistência médica ao dependente desde a fase de desintoxicação até sua efetiva recuperação.

· Encaminhar e abrigar o dependente em casa de recolhimento.

· Apoiar e manter vínculo com a família do dependente através de reuniões e palestras para reinsercão do dependente na sociedade.
· Criar Banco de Dados de outras instituições vinculadas ao mesmo objetivo social.

· Firmar convênios com entidades públicas ou particulares a fim de viabilizar a execução dos objetivos institucionais principais desta INSTITUIÇÃO.


Pe. José Carlos Medeiros Nunes (Pe. Quinha)

Histórico:

A Associação Oficina de Jesus, teve ínicio no ano de 1997, quando o Pe. Quinha, desenvolvendo um trabalho com os mais necessitados, se deparou com uma situação que muito o preocupou: o problema dos dependentes de alcool. Depois de profundos momentos de oração, partilhando com alguns paroquianos, decidiu dar início a um trabalho que na verdade nem sabia o que fazer. Começaram a conversar com moradores de rua dependentes de alcool, e também aqueles que tinham família e tinham onde morar, porém viviam essa triste realidade. Foi realizado um encontro de cinco dias com setenta dependentes , onde rezamos, falamos da importância de conhecerem o Evangelho. E para continuarmos a acompanhá-los organizamos um grupo e começamos a nos reunir semanalmente na Paróquia, com o objetivo de orientar e dar apoio.

Com o passar do tempo sentimos que Deus nos pedia para que eles pudessem ficar residindo num lugar específico para tratamento. O próprio Deus nos deu um Sítio, e começamos a levá-los para residirem neste sítio por 6 meses. Com dificuldades fomos adaptando o Sítio de acordo com as necessidades desses irmãos, construímos alguns quartos, Capela e os próprios internos começaram a trabalhar cuidando de animais, fazendo plantações e outros trabalhos. Como Maria sempre esteve presente em todos os momentos, o Padre consagrou o Sítio a Ela, dando o nome de "Sítio Nossa Senhora do Sorriso", pois segundo ele, lá é o lugar do sorriso de Nossa Senhora, pois ela se alegra de ver os filhos que chegam doentes, se recuperarem e voltarem ao convívio social.

No ano de 2004, tivemos a Graça de conseguír outro Sítio, emprestado, já que só o primeiro não atendia a todos, devido a grande procura das pessoas dependentes. Esse Sítio recebeu o nome de "Sítio Nossa Senhora das Graças" no Bairro Brejal situado na Posse em Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua visita é importante.
A sua mensagem agora passa por autorização do moderador devido a postagens de difamação em comentários anônimos, portanto comente com responsabilidade a não violar as regras do blog.
Att. o Administrador.